terça-feira, 26 de maio de 2015

PORQUE A MORTE DO MEU PAI ME FEZ UMA PESSOA MAIS FELIZ..


" - Sinceramente um texto daqueles super expressivo, desde o impacto inicial do título e até a forma como foi escrito. Intenso e envolvente."

É impossível descrever como nos sentimos diante de uma situação tão dolorosa quanto a perda de um pai ou de uma mãe. A dor é tamanha que ultrapassa a alma e se torna física. Os olhos queimam em lágrimas e o coração parece comprimido dentro do peito.

O budismo diz que a felicidade e o sofrimento caminham lado a lado. Eu concordo. Afinal, nunca saberíamos reconhecer a verdadeira felicidade se não tivéssemos sofrido um dia.
Mas, a pergunta universal, ainda sem reposta, é: o que é a verdadeira felicidade?

Por causa da pesquisa, recentemente, dediquei um dia para assistir a alguns filmes e vídeos que abordam direta ou indiretamente o assunto felicidade. Um deles foi o documentário Eu Maior, que eu recomendei na página do FÊliz com a Vida no Facebook, e um outro chamado Happy Movie. Foi interessante assistir um na sequência do outro, pois apesar de tratarem do mesmo assunto – felicidade – as abordagens são bem diferentes. Mesmo assim, eu cheguei à uma única conclusão após ter assistido a ambos: feliz é aquele que consegue lidar com as emoções negativas e aprender com as situações adversas da vida, que são inevitáveis.

Não importa o quão linda, magra, inteligente, rica e feliz você seja, vai ser inevitável ter de lidar com alguma emoção negativa na sua vida em algum momento, seja o envelhecimento, uma doença ou a perda de alguém querido.

Muitas pessoas quando sofrem perdas, sejam emocionais ou financeiras, perdem também o rumo. Ficam deprimidas, começam beber ou comer loucamente, se isolam do mundo e isso acaba virando uma espiral sem fim que só leva cada vez mais ao fundo do poço.

Mas, eu acredito que isso geralmente aconteça com aqueles que depositam suas motivações e a expectativa de serem felizes no emprego, no marido, no apartamento ou em qualquer outra coisa que não seja eles mesmos. Quando perdem o emprego, levam um pé na bunda ou o tem o azar do apartamento pegar fofo, eles são tomados por uma amarga sensação de impotência em relação a própria vida e isso os torna completamente infelizes.

O que precisamos entender é que tão importante quanto ser grato pelo que temos quando estamos felizes, é saber lidar com as coisas ruins que acontecem na vida de qualquer ser humano. Não, você não está sendo penalizado pelo universo e também não é a maior vítima do mundo. O seu sofrimento, por maior que seja, não diz respeito a ninguém, a não ser você.

Há seis anos eu perdi meu pai. Ele tinha 51 anos e faleceu repentinamente vítima de um AVC. Foi um choque. Como aquele homem forte que nunca perdeu um dia de trabalho, que era o primeiro a chegar e o último a sair podia ter morrido assim, do nada?

Passado o baque inicial, a vida começa voltar ao “normal”. E o que percebi assim que voltei ao trabalho (mesmo sendo recebida com um imenso carinho por todos) é que o meu sofrimento não me tornava especial. Eu não era a coitadinha que perdeu o pai tão jovem. Eu era apenas mais uma pessoa, como tantas outras, que não tinha mais pai.

Foi quando entendi que eu deveria usar aquele sofrimento para aprender alguma coisa. Essa seria a forma de agradecer ao meu pai pelo que ele fez para que eu fosse a pessoa que eu sou hoje, aprender com os seus erros e tentar consertar os meus.

Foi por causa desse sofrimento que eu aprendi a viver um dia de cada vez.
Aprendi que planos de médio e longo prazo são importantes, mas eles podem ser engolidos por uma fatalidade da vida em um piscar de olhos de uma manhã de sábado.

Aprendi a aproveitar melhor as coisas simples e maravilhosas da vida como uma lua brilhante ou um pôr do Sol no mar.
Aprendi a amar sem medo de perder, porque a maior perda é a do amor que não demonstramos.

Aprendi que aqueles que amamos podem partir sem se despedir, mas em vez de sofrer pensando no dia que eles se forem, devemos aproveitar enquanto eles estão por perto.

Aprendi a cuidar da minha saúde e a não me estressar pelo que está fora do meu controle.

Aprendi que eu sou a responsável pelo meu destino e por tudo o que acontece comigo, seja bom ou ruim.

Aprendi a não guardar rancor e a sempre me despedir com um abraço, pois não sabemos quando será o último.

Aprendi que para tudo na vida existe um jeito, mesmo que não seja o jeito que queremos.

“A cada dia que vivo mais me convenço de que o desperdício da vida está no amor que não damos, nas forças que não usamos, na prudência egoísta que nada arrisca, e que, esquivando-se do sofrimento, perdemos também a felicidade. A dor é inevitável. O sofrimento é opcional.”
– Carlos Drummond de Andrade

É por ter aprendido tudo isso que eu posso dizer que a morte do meu pai me fez uma pessoa mais feliz.

por: fernanda < http://www.felizcomavida.com/morte-do-meu-pai-me-fez-uma-pessoa-mais-feliz >



Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Seguidores

Postagens populares

Acredite e viva!!! :D :D

Nada como o firmamento para trazer ao pensamento a certeza de que estou solido em toda área que ocupo, e a imensidão aérea é ter o espaço do firmamento no pensamento e acreditar em um dia voar...


Tecnologia do Blogger.

Arquivo do blog